terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Culpa é das Estrelas


Título: A Culpa é das Estrelas
Título original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572261

Sinopse:Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.”

*

Li este livro antes de ler resenhas e procurei não saber muito sobre ele, então quando comprei eu não sabia sobre o que era a história. Quando todo mundo começa a falar muito em um livro eu perco o interesse, por isso não quis saber nada antes de ler, apesar estar vendo a capa e o nome dele constantemente internet afora.

Então eu o peguei para ler. Sentei com o livro na mão... e, sem parar, 5 horas mais tarde eu havia terminado o livro todo. Chorei e ri diversas vezes. Sabem aquelas palavras do Markus Zusak na frente do livro "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais”? Descrevem totalmente o que senti.

O pensamento de Hazel, personagem principal, sobre sua doença é fascinante, uma vez que se difere bastante do senso comum. Ver de perto o que ela sente no decorrer de sua convivência com seu câncer faz o livro extremamente emocionante e real.

A história é, basicamente, um romance entre Hazel e Augustus, ambos com histórico de câncer e que frequentam o mesmo grupo de apoio. Mas não esperem um história para ficar deprimido, pois ao mesmo tempo que emociona, diverte muito!!

Gostei muito da escrita de John Green e pretendo ler outros livros dele em seguida. Não o conhecia antes deste. O livro está muito bonito: a capa foi mantida original, a folha é amarela e a diagramação está muito boa! Recomendo!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Em Chamas


Título: Em Chamas
Título original: Catching Fire
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800641

Sinopse:Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.”

*

(Se você ainda não começou a ler a trilogia Hunger Games, veja a resenha do primeiro livro aqui!) 

Neste segundo livro da trilogia, os casal que jogou o último Hunger Games retorna à arena. Katniss descobre que os distritos estão se revoltando e que ela, por causa do que fez no fim do último jogo, se tornou o símbolo da luta conta o Capital.

Aqui, o triangulo amoroso entre Peeta, Katniss e Gale é bem mais trabalhado do que no primeiro livro, o que eu gostei, diferente das resenhas que li por aí. Achei que ficou muito fraquinha a participação de Gale no primeiro e já imaginava que ele estaria mais presente neste segundo.

A arena desse jogo é bem diferente da floresta que já conhecíamos, o que deixou a história ainda mais interessante. A revolta dos distritos contra o Capital é clara e acredito que vá se intensificar no terceiro e último livro – Mockingjay. Estou morrendo de curiosidade para saber como vai terminar a história de Katniss e do  Distrito 12.