sábado, 6 de outubro de 2012

Cinquenta Tons de Cinza


Título: Cinquenta Tons de Cinza
Título original: Fifty Shades of Grey
Autor: E. L. James
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572186

Sinopse: "Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja."


*

O primeiro livro a trilogia Fifty Shades conta a história de Ana, uma estudante universitária, e Grey, um homem bem-sucedido e com preferências peculiares: ele é adepto ao BDSM (em português: Bondage, Dominação, Sadismo e Masoquismo). Eles se conhecem por acaso e Ana se apaixona. Grey oferece um contrato para ela onde ele seria seu dominador e uma boa parte do livro de desenrola com foco na dúvida se Anastasia aceita ou não o acordo.

Dividindo opiniões, essa trilogia está dando o que falar. Escrito primeiramente como fan-fiction (história baseada em personagens de outra história) de Crepúsculo, dizem que E.L. James apenas trocou os nomes dos personagens e o título antes de publicar. Bella, Edward e Jacob se tornaram Anastasia, Christian e José - o melhor amigo de Ana que é apaixonado por ela. 

Confesso que comprei os três livros da série por pura curiosidade, mas agora que terminei de ler o primeiro não sei se o hype todo é pela história em si, a qual achei apenas "legal", ou se é por ser literatura erótica, que é novidade para muita gente. Não me entendam mal, a história não é ruim, só não encontrei o motivo para tanto alvoroço. Jogada de marketing? Talvez. 

Concordo com o que li por aí a respeito da escrita não ser das melhores, pois realmente não é. E não pensem vocês que tem coisas sinistras por conta do BDSM porque não tem, mas a autora descreve detalhadamente várias cenas de sexo, então keep this in mind antes de comprar os livros. Afinal de contas, ouvi muitas pessoas dizendo que se sentiram desconfortáveis ao ler.

Se a curiosidade está matando você, compre e leia. Talvez você ame, talvez odeie. Tire suas conclusões. Eu não achei ruim, mas também não achei nada de maravilhoso como estão falando por aí. Ouvi dizer que os outros dois livros são melhores... será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário