sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Grande Gatsby


Título: O Grande Gatsby
Título original: The Great Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Record
ISBN: 8501063517


Sinopse:Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.”

*

É a década de 1920, a famosa era do Jazz, e Nick Carraway, o narrador, acaba de se mudar para Nova York. Ele, falido, vai para uma casa simples em West Egg onde se torna vizinho do riquíssimo Gatsby, um ex soldado famoso por suas grandes festas no jardim sempre regadas a muita música, champagne e pessoas da alta sociedade. A história atinge ponto alto assim que Gatsby e a prima de Nick Carraway – Daisy – se reencontram. Ambos tiveram uma história no passado e Gatsby viveu anos alimentando o sonho de reconquista-la.
  
Em boa parte do livro o leitor fica apenas conhecendo os personagens  e às festas maravilhosas do Sr. Gatsby, pois o romance só começa na metade do livro. O personagem principal ficamos conhecendo mais através de comentários e fofocas feitas por terceiros. A narrativa é maravilhosa e detalhada. 

Publicado em 1925, apesar do livro ser pequeno (em torno de 150 páginas), não só é considerado o mais famoso do Fitzgerald, como também um clássico da literatura. Existe, inclusive, um filme feito a partir desta obra, mas nunca assisti... agora não vejo a hora!! Amei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário