sábado, 6 de outubro de 2012

Extremamente Alto & Incrivelmente Perto


Título: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto
Título original: Extremely Loud & Incredibly Close
Autor: Jonathan Safran Foer
Editora: Rocco
ISBN: 8532520561

Sinopse: "Nunca é possível reconhecer o último momento de felicidade que antecede uma tragédia. Seja ela o ataque às torres do World Trade Center, seja o cruel bombardeio aliado sobre Dresden, que arrasou a cidade e a população civil da histórica cidade alemã na Segunda Guerra Mundial. Portanto, dificilmente há tempo de verbalizar o amor que se sente pelas pessoas próximas que, por um golpe do destino, tornam-se distantes. Esta constatação e os dois acontecimentos históricos guiam 'Extremamente alto & incrivelmente perto'. O principal narrador do livro, Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade, sofre com a morte do pai, uma das vítimas do ataque ao World Trade Center, que estava no local da tragédia por um mero acaso - uma reunião no Windows of the World, o restaurante no último andar de uma das torres. A dor de Oskar não vem só da perda, mas do fato de julgar ser o único a ouvir as últimas palavras emitidas pelo pai, deixadas numa secretária eletrônica."


*

Oskar Schell tem apenas 9 anos quando perde seu pai no atentado terrorista às torres do World Trade Center. Oskar não aceita o que aconteceu e se irrita ao ver a mãe tentando seguir em frente. Algum tempo depois, descobre, nas coisas do pai, uma chave e um bilhete escrito “Black”. A história de Foer se desenvolve com a procura do menino pela fechadura e por todos os Blacks que moram em Nova Iorque, mas, no fim, ele acaba descobrindo muito mais do que apenas as respostas que estava procurando.

A leitura é fácil e deliciosa. Oskar é cativante e muito inteligente, fazendo a gente grudar e devorar esse livro rapidinho. Os Blacks pelos quais ele cruza durante o desenrolar da história são personagens muito interessantes e fazem com que tudo fique ainda melhor. Em meio a isso, o autor ainda conta a história dos avós do garoto, trazendo muitas emoções ao leitor.

A busca pela fechadura pode ser entendida como a busca pela aceitação da morte do pai, que é o que constrói o livro. Oskar faz a gente pensar que ele deve aquilo ao seu pai e não pode descansar antes de terminar.

Eu li em inglês e achei a linguagem bem fácil, então super recomendo para quem está começando ou querendo começar a ler em inglês, mesmo que não seja super avançado na língua. Um elemento que está bastante presente nesse livro é a semiótica, enriquecendo ainda mais a história.

Eu assisti ao filme e achei ótimo. Só o Oskar me incomodou um pouco, pois achei que ele foi transformado num garoto chatinho, diferente do que ele passa no livro de Foer. Então, se você ainda não viu o filme, procure ler antes.

O livro é incrível! Um dos meus favoritos. Recomendo a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário